Foto: Renan Mattos (Diário)
O empresário catarinense Luciano Hang já é famoso por criar polêmicas e, durante sua rápida passagem para visitar a obra de sua nova loja em Santa Maria, na quinta, não perdeu tempo. Em sua conta no Facebook, publicou dois textos que geraram grande repercussão e discussões: um deles comparando o Orçamento da UFSM com o do município de Santa Maria, e outro em que ele alega que a verba gasta na UFSM é com "professores de esquerda, que doutrinam os estudantes com ideologias marxistas e gramschistas", referindo-se a autores (Karl Marx e Antonio Gramsci) relacionados a políticas de esquerda.
VÍDEO: Reitor Paulo Burmann rebate críticas feitas por Luciano Hang à UFSM
O texto completo de Hang diz: "Inacreditável. Como pode uma universidade com 40 mil alunos gastar mais que 300 mil habitantes de uma cidade? A conta não fecha. Mas essa é a realidade das nossas universidades públicas brasileiras. E o pior é que a maior parte do valor destinado a essas instituições é gasto com folha de pagamento para professores de esquerda, que doutrinam os estudantes com ideologias marxistas e gramschistas. Sou a favor de bolsas de estudo para alunos pobres e esforçados, e aqueles com condições devem pagar para estudarem. O governo não pode gastar BILHÕES com a minoria quando não consegue oferecer o básico para a maioria. E você é a favor de torrar o dinheiro público desta maneira?".
Em visita à obra, Hang anuncia data de abertura da Havan
Como era previsto, as postagens incendiaram as redes sociais. Só no perfil de Hang, em menos de 24 horas havia 20 mil curtidas, sendo 17 mil em apoio, 1,5 mil com cara de espanto e 1,2 mil de irritação. A postagem teve 5,9 mil compartilhamentos e 1,6 mil comentários, tanto criticando os gastos nas universidades quanto batendo em Hang. Nas redes sociais, teve gente que fez campanha para não irem comprar na rede catarinense e que até desafiou Hang a colocar na loja da Havan uma faixa dizendo que professores, funcionários e alunos da UFSM não serão bem-vindos.
Realmente, a Havan poderá perder muitos clientes com essa postagem de Hang, mas o empresário polêmico acaba se fortalecendo junto ao público que pensa como ele. De fato, foi uma falta de sensibilidade de Hang chegar a uma cidade que ele nem conhece direito e já sair batendo numa instituição tão importante como a UFSM.